15 Dicas de como confeccionar provisorios

Postado por Alex Almeida - 16 de setembro de 2011 - Blog, Dicas - 2 Comments

  1. Utilize silicone para prensagem seja convencional ou sobre implante.
  2. Os preparos devem ser feitos se possível em forma de ponta de lápis.
  3. Regiões de pontico devem ser levemente desgastadas de forma que o pontico fique rente a gengiva e não deixe parar alimento.(borracha verde de cone é uma ótima)
  4. A gengiva deve ser trabalhada com um pequeno desgaste ao redor do preparo para que o provisório condicione espaço para a cerâmica posteriormente.
  5. Antes da prensagem os preparos devem ser isolados até próximo a margem com cera neutra (camada fina e sem co) e com vaselina solida por completo.
  6. Faça guias no modelo de gesso para melhor adaptar a muralha.
  7. A muralha de silicone não pode ser muito fina porque pode distorcer.
  8. Faça pequenos cortes na muralha a fim de reter elásticos.
  9. Use elásticos (pode ser de dinheiro) para fixar a muralha corretamente ao modelo.
  10. Utilize fio de orto opacificado nos casos que tenha regiões acima de três ponticos seguidos (é uma forma de que eles permaneçam na boca se quebrados)
  11. Se usar resina terno, não deixe a temperatura exceder a 97 Graus (danifica o modelo gesso)
  12. Retire o provisorio do gesso somente depois de prensar a incisal(evita distorção)
  13. Em ponticos, complete as regiões inferiores de modo a não deixar em forma de concha pois segura restos de alimento lembrando sempre de deixar passagem sobre as ameias na cervical a fim de que possa ser limpas na escovação.
  14. Faça o acabamento usando mão de brocas de desgaste como carbite, tungstenio e disco diamantado para ameias ou as suas de costume e por final borrachas diamantadas ou lixa.
  15. Faça polimento com apenas duas escovas ( de pelo e feltro) de pelo com pedra pomes e de feltro com pasta de brilho de sua marca predileta. (evite a de feltro com pedra pomes afim de que nao desgaste o trabalho mas apenas o faça ficar polido)
  16. Se após a pasta de brilho em todos os dentes houver regiões que não apresentarem brilho é porque foram mal polidas com pedra pomes ou com borrachas e lixas e podem ser solucionada voltando a uma dessas etapas.Para saber qual usar, fica na percepção de cada um.
Fonte: Protesefixa

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>